terça-feira, 15 de abril de 2014

Cacau

A Páscoa esta chegando e agora como vamos fazer para resistir a tantas tentações??? 
Bom, o chocolate é um alimento maravilho, desde que seja consumido na maneira adequada. Isso quer dizer, que tenha mais de 70% de cacau.

Nosso organismo produz naturalmente os Radicais Livres, que podem causar danos à saúde como doenças cardíacas, Mal de Parkinson e Alzheimer.  Na pratica de atividade física de alta intensidade a produção de Radicais Livres é aumentada, que pode levar à lesões musculares, fadigas, inflamação internas e queda no sistema imune. 

O cacau, presente nos chocolates,  é  uma excelente fonte de polifenóis , que possui alto potencial benéfico à saúde por sua capacidade protetora e resgatar os Radicais Livres.

Essa capacidade de antioxidante age na prevenção de várias doenças crônicas. Estudos mostram que os compostos fenólicos do cacau tem capacidade de redução da pressão arterial ( dilatação das artérias), diminuir a formação do LDL ( mau colesterol), melhora da função renal, melhora da sensibilidade à insulina ( diminuir risco de diabetes). 

Melhora a microbiota intestinal por conter pré-bióticos que  estimulam o crescimento e/ou ativam o metabolismo de algum grupo de bactérias benéficas do trato intestinal. Além, de reduzir a excreção de cortisol ( hormônio do estres) sendo um antidepressivo natural e agir como
 fotoprotetor, ou seja, um filtro solar natural, protegendo a pele do envelhecimento precoce ( rugas) e do câncer de pele.

A melhor maneira de consumir o cacau é através do chocolate acima de 50% cacau ou o próprio pó de cacau. 




Fontes:
-FLAMMER AJ, et al. European Heart Journal, 2012.

-TZOUNIS, X, et al. Am J Clin Nutr, 2011.
-JournalofProteomeResearch 2009,8,5568–5579
- CALDERÓN-GACIDUENAS, L. et al. Frontiers in Pharmacology, 2013.



segunda-feira, 7 de abril de 2014

Conservação de frutas e verduras

Muitas vezes acabamos tendo que descartar frutas e verduras por estragarem na geladeira. Mas podemos utilizar alguns truques para aumentar o tempo de vida desses alimentos. 

Podemos armazenar as ervas e folhas menores em uma vasilha plástica e tampar com plástico filme com alguns furos, já as verduras de folhas mais grossas como a couve,guardar em uma embalagem plástica com tampa, é importante que as folhas estejam secas.

Para as frutas que vão começar a passar, fazer polpas de frutas ou congelar a própria fruta, que depois pode ser usada em sucos, vitaminas e até para a produção de uma geléia.
O abacate após aberto deve ser guardado com o caroço e envolvido em papel alumínio.

Para armazenar e conservar legumes, como cenoura, batata, abóbora e chuchu, fazer o procedimento de branqueamento. Colocar os legumes por cinco minutos em água fervendo, e depois cinco minutos em água gelada. Após esse processo eles devem ser congelados, ou em saco plástico ou em embalagens.



Super simples e ajuda muito a diminuir o desperdício.


terça-feira, 1 de abril de 2014

Acrilamida nos alimentos

A acrilamida é uma substância química formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos, a temperaturas acimas de 120°C. Ela é considerada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer como um provável cancerígeno. Quanto maior quantidade de acrilamida, pior é o alimente.

 O ideal é evitar o consumo de altas quantidades de alimentos com acrilamida. Dicas:
- prefira às batatas cozidas, em vez das fritas, 
- ao cozinhar ou fritar, deixá-las com uma cor amarelo dourado - a cor marrom, segundo pesquisadores, é um indicador da presença de acrilamida. 
- guardar as batatas em local fresco e escuro, como o armário ou a despensa, em vez de deixá-la na geladeira. Isso porque as temperaturas mais baixas podem aumentar a formação de acrilamida no cozimento.