segunda-feira, 4 de maio de 2015

Alimentação contra DENGUE


A dengue é uma virose, transmitido por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica, cujos sintomas são mais brandos e a hemorrágica, forma mais grave da doença. Em ambos os casos, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata quando os sintomas começam a se manifestar. São eles: febre alta, dores de cabeça, nas costas e articulações e dores na região atrás dos olhos. 
Para o caso de dengue hemorrágica, forma menos comum da doença, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Dicas para tratamento nutricional da Dengue:

01 - FERRO - Aumento o consumo de alimentos ricos em Ferro, para amenizar a queda de plaquetas (gemas de ovo, carnes vermelhas magras, frango, peixe, feijões, grão- de- bico, lentilha, ervilha e vagem. Além  de folhosos escuros junto com frutas e sucos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão etc) para aumentar a absorção de ferro pelo organismo.

02 - HIDRATAÇÃO  - O recomendado é em média de 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso dia., com o consumo de água, chás em geral e água de coco, fracionada entre as refeições.

03 - FRACIONAMENTO - Consumir pequenas porções de alimentos a cada 2 a 3 horas.

04 - DIETA  - deve ser leve e de fácil digestão e absorção, uma vez que os pacientes apresentam mudança em sua flora intestinal - a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

05 - EVITAR  - alimentos que contém salicilatos, como : ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate, uva e cereja.

06 -  PREVENÇÃO:  Consumir inhame ou alho, que quando ingeridos eliminam/dispersam odores na pele, "afastando" os insetos do corpo. 

Receita de suco detox com inhame
Ingredientes:
1 maçã média
1 laranja
1 folha de couve manteiga ou 5 folhas de espinafre
hortelã
1/2 inhame
Um pedacinho de gengibre

Moda de preparo:

Bata tudo e beba sem coar.

Perigos na gestação

Perigos na gestação




A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Mas, junto com a alegria de gerar um bebê, costumam vir as dúvidas e as incertezas que a gestação traz, principalmente para as mamães de primeira viagem. Muitos desses questionamentos dizem respeito aos mitos relacionados à alimentação nesse período, o que pode ser tornar um perigo para a mãe e o bebe.

*Ficar sem comer para melhora o enjoo  - Ao ficar longo tempo sem comer, a gestante aumenta a acidez estomacal, e consequentemente  os quadros de enjoos e mal-estar.

*Consumir  café em excesso– A cafeína é um estimulante,  aumenta a frequência cardíaca da gestante, assim como o seu metabolismo, o que acaba se refletindo no bebê.

*Comer por dois – O bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, por isso comer dobrado só irá levar ao aumento excessivo de peso.

*Alimentos crus na gestação devem ser evitados - as carnes cruas  ou mal passadas/cozidas, podem transmitir bactérias, como: salmonelas, E.Coli e toxoplasmose. Além de estarem associadas a partos prematuros e abortos.

*Consumo de chás  - apesar de naturais, alguns chás podem ser prejudiciais, por conter cafeína e/ou por estimularem contrações uterina. Chás que não devem ser evitados são: chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo, chá mate, chá preto, chá de alecrim, chá de canela e chá de cravo da índia.


Abs


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O Poder das oleaginosas



O Poder das Oleaginosas


Um ótimo alimento para petiscar, usar no lanches e em receitas são as oleaginosas. São ricas em gorduras de boa qualidade, proteínas, minerais e compostos bioativos. Porém, são alimentos que podem causar alergias a alguns indivíduos, ou ainda precipitar episódios agudos de herpes, por terem alto teor de arginina. 

-  Castanha do Pará é a maior fonte alimentar conhecida de selênio, que tem grande poder antioxidante. Porém, em excesso, é tóxico, não consumir uma quantidade maior que 04 castanhas médias por dia. Além de ser boa fonte de magnésio, cálcio, manganês, potássio e cobre e gordura monoinsaturada, que é benéfica ao sistema cardiovascular.

- Nozes é rica em gordura poli-insaturada ( ômega 6 e 3), boa fonte de polifenóis antioxidantes. Seu consumo está relacionado à redução do risco de câncer, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, hiperlipidemias e outras desordens.

- Castanha de caju é um alimento rico em proteínas (em média 18g a cada 100g) e gorduras  monoinsaturada. Fonte de magnésio, importante para geração e utilização de energia; zinco, essencial ao sistema antioxidante e ao reparo do DNA; ferro, responsável pela geração de energia e transporte de oxigênio; e potássio, que regulariza a distribuição dos líquidos corpóreos, contribuindo para a redução da pressão arterial.

- Amêndoa é grande fonte de fibras, magnésio, cálcio e vitamina E, importante antioxidante lipossolúvel. 


Um ótimo final de semana!!! 



 Abs

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Comportamento alimentar

Olá!

Hoje quero falar de algo muito importante na perda ou manutenção do peso, o comportamento alimentar.

Para obter a perda de peso é preciso modificar os hábitos alimentares e manter essa mudanças para toda vida de uma forma equilibrada. Segue algumas mudanças comportamentais importantes para obtenção dos metas almejadas. 

Administre seu tempo
- Defina prioridades, tempo para fazer suas refeições e praticar atividade física.
- Saiba dizer não! Para o colega que vem oferecer um bombom, para a tia
que vem com um pedaço de bolo, para a padaria que exala o cheirinho acolhedor.
- Não ser perfeccionista e pensar que é "tudo ou nada" é necessário ter equilíbrio

Monitore sua fome
- Antes de se sentar para fazer cada refeição ou lanche, observe a sua fome.
- Classifique essa fome de  0 a 10 (0 nenhuma fome e 10 maior fome que já sentiu).
- Repita no meio da refeição. 

Cartão de vantagens
Escreva um cartão com todas as vantagens de emagrecer e leia pelo
menos duas vezes ao dia.

Vamos por em prática!!!



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

08 dicas Pós-festa


08 dicas Pós-festa





01- Fazer as refeições a cada 3 horas, caso contrário, seu corpo vai tentar guardar todos os excessos e não vai eliminar.

02-  Ingerir bastante água ao longo do dia, longe das refeições. Em média 8 copos nos intervalos das refeições.

03- Consumir alguns chás ao longo do dia, como: chá de boldo, carqueja,  dente de leão, chá verde, chá de alecrim e gengibre. Dica: 3 a 5 xícaras ao dia

04 -Consumir em abundâncias as frutas, verduras e legumes. Dar preferencia para frutas nos intervalos e como sobremesa e não deixar de tomar o suco verde pela manhã.  

05 - As brássicas são representadas pelo repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, couve de bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete, rábano e rúcula. Recomendo o consumo de 1 xícara no almoço e jantar, variando diariamente.

06 - Abusar dos temperos (alecrim, curcuma, pimenta, hortelã, manjericão, salsinha, cebola, alho), pois ajudam nosso organismo a diminuir a inflamação, favorecem o funcionamento hepático, renal e intestinal. E ainda garantem que você use uma menor quantidade de sal para temperar seus alimentos.

07-  EVITAR o excesso de proteína animal, como carnes vermelha, frango, ovos ou peixe, por alguns dias. Dar preferencia para proteína vegetal como : tofú, cogumelos, proteína de soja e leguminosas.

08 -  Deixar fora do cardápio os embutidos, alimentos mais gordurosos, laticínios, bebidas alcoólicas, doces e açúcar em geral, chocolates, refrigerantes, café preto, chá mate/preto, excesso de sal, produtos industrializados, temperos e condimentos prontos.


FELIZ 2015!!!!!