segunda-feira, 4 de maio de 2015

Alimentação contra DENGUE


A dengue é uma virose, transmitido por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica, cujos sintomas são mais brandos e a hemorrágica, forma mais grave da doença. Em ambos os casos, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata quando os sintomas começam a se manifestar. São eles: febre alta, dores de cabeça, nas costas e articulações e dores na região atrás dos olhos. 
Para o caso de dengue hemorrágica, forma menos comum da doença, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Dicas para tratamento nutricional da Dengue:

01 - FERRO - Aumento o consumo de alimentos ricos em Ferro, para amenizar a queda de plaquetas (gemas de ovo, carnes vermelhas magras, frango, peixe, feijões, grão- de- bico, lentilha, ervilha e vagem. Além  de folhosos escuros junto com frutas e sucos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão etc) para aumentar a absorção de ferro pelo organismo.

02 - HIDRATAÇÃO  - O recomendado é em média de 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso dia., com o consumo de água, chás em geral e água de coco, fracionada entre as refeições.

03 - FRACIONAMENTO - Consumir pequenas porções de alimentos a cada 2 a 3 horas.

04 - DIETA  - deve ser leve e de fácil digestão e absorção, uma vez que os pacientes apresentam mudança em sua flora intestinal - a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.

05 - EVITAR  - alimentos que contém salicilatos, como : ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate, uva e cereja.

06 -  PREVENÇÃO:  Consumir inhame ou alho, que quando ingeridos eliminam/dispersam odores na pele, "afastando" os insetos do corpo. 

Receita de suco detox com inhame
Ingredientes:
1 maçã média
1 laranja
1 folha de couve manteiga ou 5 folhas de espinafre
hortelã
1/2 inhame
Um pedacinho de gengibre

Moda de preparo:

Bata tudo e beba sem coar.

Perigos na gestação

Perigos na gestação




A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Mas, junto com a alegria de gerar um bebê, costumam vir as dúvidas e as incertezas que a gestação traz, principalmente para as mamães de primeira viagem. Muitos desses questionamentos dizem respeito aos mitos relacionados à alimentação nesse período, o que pode ser tornar um perigo para a mãe e o bebe.

*Ficar sem comer para melhora o enjoo  - Ao ficar longo tempo sem comer, a gestante aumenta a acidez estomacal, e consequentemente  os quadros de enjoos e mal-estar.

*Consumir  café em excesso– A cafeína é um estimulante,  aumenta a frequência cardíaca da gestante, assim como o seu metabolismo, o que acaba se refletindo no bebê.

*Comer por dois – O bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, por isso comer dobrado só irá levar ao aumento excessivo de peso.

*Alimentos crus na gestação devem ser evitados - as carnes cruas  ou mal passadas/cozidas, podem transmitir bactérias, como: salmonelas, E.Coli e toxoplasmose. Além de estarem associadas a partos prematuros e abortos.

*Consumo de chás  - apesar de naturais, alguns chás podem ser prejudiciais, por conter cafeína e/ou por estimularem contrações uterina. Chás que não devem ser evitados são: chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo, chá mate, chá preto, chá de alecrim, chá de canela e chá de cravo da índia.


Abs