A dengue é uma virose, transmitido por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica, cujos sintomas são mais brandos e a hemorrágica, forma mais grave da doença. Em ambos os casos, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata quando os sintomas começam a se manifestar. São eles: febre alta, dores de cabeça, nas costas e articulações e dores na região atrás dos olhos.
Para o caso de dengue hemorrágica, forma menos comum da doença, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.
Dicas para tratamento nutricional da Dengue:
01 - FERRO - Aumento o consumo de alimentos ricos em Ferro, para amenizar a queda de plaquetas (gemas de ovo, carnes vermelhas magras, frango, peixe, feijões, grão- de- bico, lentilha, ervilha e vagem. Além de folhosos escuros junto com frutas e sucos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão etc) para aumentar a absorção de ferro pelo organismo.
02 - HIDRATAÇÃO - O recomendado é em média de 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso dia., com o consumo de água, chás em geral e água de coco, fracionada entre as refeições.
03 - FRACIONAMENTO - Consumir pequenas porções de alimentos a cada 2 a 3 horas.
04 - DIETA - deve ser leve e de fácil digestão e absorção, uma vez que os pacientes apresentam mudança em sua flora intestinal - a melhor forma é comê-los num caldo ou num creme de vegetais.
05 - EVITAR - alimentos que contém salicilatos, como : ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate, uva e cereja.
06 - PREVENÇÃO: Consumir inhame ou alho, que quando ingeridos eliminam/dispersam odores na pele, "afastando" os insetos do corpo.
Receita de suco detox com inhame
Ingredientes:
1 maçã média
1 laranja
1 folha de couve manteiga ou 5 folhas de espinafre
hortelã
1/2 inhame
Um pedacinho de gengibre
Moda de preparo:
Bata tudo e beba sem coar.