terça-feira, 26 de agosto de 2014

Benefícios batata doce, inhame, mandioca e batata yacon

Você acha de carboidrato é somente  pães, massas e arroz???



Os tubérculos e as raízes tuberosas são alimentos de boa fonte de energia, vitaminas, minerais e fibras .Possuem carboidratos complexos de baixo a médio índice glicêmico que são digeridos e absorvidos lentamente, estimulam pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlando o apetite.

Batata doce:  Possui em um dos seus carboidratos o amido resistente, que no organismo se comporta como uma fibra insolúvel, semelhante à dos grãos integrais, atraindo moléculas de açúcar e gordura e retardando a sua absorção, evitando assim o aumento de LDL-colesterol e controle da absorção de glicose.
Inhame: contém um fito-hormônio chamado diosgenina, cuja função é impedir que as moléculas de gordura sejam absorvidas, controlando o peso corporal. Além de sua ação antioxidante (retarda o envelhecimento) e antiinflamatória, amenizando sintomas da TPM, depressão, além de reduzir o colesterol ruim e aumentar as defesas do organismo.
Mandioca: devido à grande presença de fibras, retarda a absorção dos carboidratos e ajuda no bom funcionamento do intestino. Juntamente com a batata-doce e o inhame, são campeões de níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem estar, reduzindo dessa forma alguns dos efeitos negativos do estresse.
Batata yacon: com textura macia e sabor semelhante ao da pêra e do melão, pode ser considerada um alimento funcional, pois possui grande quantidade de frutooligossacarídeos um tipo de açúcar que o organismo é praticamente incapaz de absorver, sendo indicada para diabéticos. Além de conter  boas quantidades de fibras solúveis e prebióticos, possui efeitos favoráveis à saúde como alívio da constipação intestinal, aumento na absorção de minerais, fortalecimento do sistema imunológico e diminuição do desenvolvimento de câncer de cólon.

Esses alimentos podem ser consumido em forma de suco, cozidos, assados, purê, farinha, chios, e da sua no que quiser inventar. ;)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Importância das sementes de abóbora


Importância das sementes de abóbora



As sementes de abóbora são ricas em proteína ( 7 gr) e garante 20 % da ingestão de ferro em apenas um punhadinho. Além de conter boas fontes de zinco, potássio, vitaminas A e E e rica em fibra.

São capazes de promover a melhora da saúde óssea, reduzir a perda de massa muscular e o risco de doenças crônicas como a hipertensão; além de estimular a produção de energia, favorecer a memória e cognição.

Auxilia no sono e na ansiedade pela presença do triptofano, que estimulam a síntese de serotonina, hormônio do bem-estar. 

As sementes também contém cucurbitacina, substância capaz de interferir na produção de dihidrotesterona ( DHT), que melhorando a calvície  e saúde da próstata. 

Sugestão de uso: 1 colher de sopa no almoço e na janta ou junto com os lanches.